quinta-feira, 17 de julho de 2008

O problema da distribuição!


A distribuição dos gibis no Brasil nunca foi democrática. Primeiro, porque o Brasil sempre foi um país de poucos leitores. Se os livros são consumidos somente por parte da população, imagine os gibis que sempre foram considerados de segunda categoria. Segundo, porque as vendas mais expressivas sempre foram concentradas nas capitais do Sudeste e Sul. Terceiro, porque a Editora Abril desenvolveu a distribuição terceirizada, lançando as revistas primeiro nos maiores centros, recolhendo-as e redistribuindo-as nas outras regiões invariavelmente três meses depois do lançamento.

Quando a Panini começou a lançar os gibis da Marvel no Brasil, prometeu acabar com a distribuição setorizada e manteve sua promessa por algum tempo, porém teve que voltar atrás quando os lucros não foram como o esperado.

Quando a setorização começou muitas reclamações começaram a entupir as caixas de mensagens da editora, que em resposta ás reclamações nunca se importou em corrigir o problema, sempre usou como muleta o seu sistema de atendimento ao cliente, para que os leitores comprassem as revistas que não conseguiram. Esse problema tem se agravado com a implantação de um sistema de assinaturas, bem como com a nova política de publicar edições diretamente em lojas especializadas e livrarias.

Para entender melhor porque o serviço é tão ruim, temos que levar em consideração alguns aspectos. O primeiro e principal é que a distribuidora terceiriza seus serviços em outras cidades e a responsabilidade pela distribuição fica por conta da distribuidora local. Tenho como relatar o que acontece na minha região e pelo teor das reclamações que tenho visto, os problemas não são muito diferentes dos da daqui.

A distribuidora da minha cidade utiliza o sistema de distribuição caótico. Manda gibis para bancas que não vendem em quantidades generosas e não manda nada para bancas que vendem. Além disso, existem meses de apagões, quando as revistas não chegam á cidade, talvez pela falta de pagamento a matriz. Na banca onde compro, por exemplo, chegaram os 11 primeiros exemplares de 52, o 12º não veio, mas eu consegui comprar numa banca no centro da cidade. No mesmo centro é possível achar outras bancas que não receberam nenhum exemplar da revista.

Pra piorar existia um conflito de interesses, porque a distribuidora possuía uma loja (até a semana passada, portanto vamos esperar pra ver o que acontece nas próximas semanas). Quando o assunto é distribuição setorizada então, o jeito é rezar porque o critério é pior ainda. Quando saíam edições especiais eles só mandavam para a loja deles, e na base do uni-dune-tê mandavam de vez em quando alguns exemplares para outras bancas. Numa dessas surpresas, mandaram um exemplar de Batman Crônicas para a banca onde compro regularmente!!!

Enfim, esqueça a distribuição porque a Panini não está nem aí, já que está lucrando nas capitais, nas livrarias e nas assinaturas, ou seja, é possível que as bancas, principalmente as do interior, não recebam mais revistas num futuro não tão distante. A solução, compre na internet, existem sites excelentes, às vezes com descontos e frete grátis.

PS.: Hoje chegou na banca perto da minha casa, Os Maiores Clássicos dos X-Men Vol. 5, de abril de 2008. Não falei que era só rezar!

Nenhum comentário: