quinta-feira, 14 de maio de 2009

100ª postagem: A Liga Extraordinária


Quem diria! Cheguei a 100ª postagem. Para quem não sabe ainda o que fazer da vida como eu, pelo menos alguma coisa estou fazendo. Agora eu não desistirei mais.

Para coroar esta marca pessoal, recebi hoje no meu e-mail o boletim semanal de lançamentos da Panini Comics como de costume e qual não foi a minha surpresa quando anunciaram o lançamento da Edição Definitiva da Liga Extraordinária, escrita pelo genial Alan Moore e desenhado pelo não menos talentoso Kevin O'Neill.

Esta notícia para mim equivale a um presente de aniversário antecipado, pois mesmo tendo a edição encaderanda da Devir, uma edição definitiva é sempre especial porque geralmente tem um tamanho maior que o normal, acabamento luxuoso e conteúdo extra. Tudo isso obviamente implica num custo maior, que vale muito a pena.

Pra quem não conhece a obra, tata-se da investigação sobre um terrorista que atua no submundo chinês da Londres do final do século XIX, investigado por nada mais nada menos que Mina Murray, Allan Quarteiman, Dr. Henry Jekill, Sr. Edward Hyde, Capitão Nemo e Hawley Griffin. Se você ainda não reconheceu as personagens citadas eu ajudo, Mina Murray é remanescente do romance Drácula (1897) de Bram Stocker, Allan Quarteiman foi criado por Sir Henry Rider Haggard para o livro As Minas do Rei Salomão (1885), Dr. Jekill e Mr. Hyde são protagonistas de O Médico e o Monstro (1886) de Robert Louis Stevenson, Capitão Nemo comanda o Náutilus em 20.000 Léguas Submarinas (1870) de Júlio Verne e por fim Hawley Griffin é o amoral e imoral homem sem sombra de O Homem Invisível (1897) escrito por H. G. Wells.

Alan Moore percebeu que os romances são todos contemporâneos e imaginou as personagens vivendo no mesmo universo e se unindo contra um mal maior que eles, emulando os grupos de super-heróis como Liga da Justiça, Vingadores e X-Men, embora a comparação pare por aí, pois a obra de Moore tem aquela profundidade que todos nós conhecemos, já que em 95% do trabalho do inglês, nada é gratuito, tudo tem um refinamento criativo, difícil de ver na maioria dos quadrinhos.

Moore ainda continuou a lançar outras edições da saga dos extraordinários cavaleiros (o título original é The League of Extraordinary Gentleman). Um volume dois foi lançado, dando prosseguimento ao gancho deixado no final do volume um, e assim como o volume um o dois também foi lançado aqui no Brasil pela Devir. Infelizmente não consegui comprar a tempo e este volume é dificílimo de se encontrar. Também foi lançado um outro volume chamado The Black Dossier, que na verdade serve como ligação entre o segundo e o terceiro volume, que acaba de sair nos Estados Unidos e será dividido em três partes.

Vamos torcer para que a Panini lance todos os volumes, porque esta obra não pode e não deve ficar sem continuação aqui no Brasil, por dois motivos: o primeiro, porque eu sou louco pelas HQ's do inglês e quero ler de qualquer jeito e segundo para não seguir a tradição de tantas outras HQ's seminais que não são publicadas no idioma de Camões.

Só um lembrete muito importante, se você assistiu aquele refugo chamado de filme baseado na Liga Extraordinária, PELO AMOR DE DEUS ESQUEÇA!!! Aquela coisa não tem nada a ver com a HQ, é apenas lixo, enquanto a HQ, mesmo que fosse publicada em papel higiênico, é um luxo.

Fonte: Direto da Redação nº 80, boletim semanal informativo da Editora Panini Comics.

4 comentários:

Divã do Masini disse...

Grande Amalio.

Não sei se lhe dou os parabéns ou se te puxo a orelha, afinal, este número poderia ser multiplicado por 10.

De qualquer forma, cada um sabe onde o calo aperta. E, eu, por exemplo, sinto os meus pelo corpo todo...hahahahaha...

PS. Cara... que capa maravilhosa é essa?

abraçossssss

Amalio Damas disse...

Eu não evidenciei no texto mas o Kevin O'Neil é um desenhista surpreendente. Quanto aos calos, fica tranquilo que eles vão sarar, mais cedo ou mais tarde. Grande abraço.

Unknown disse...

Aooo fiiiii!!! Quanto texto cara, me cansa de uma tal maneira viu! rs
O filme eu não curti mesmo! Agora esse do wolverine é uma loucura!
Abrasss

Amalio Damas disse...

Finalmente você apareceu hein! Só vou assistir Wolverine quando sair em DVD, portanto estou aguardando. Vê se aparece cansado. Grande abraço.