sexta-feira, 8 de maio de 2009

Watchmen Capítulo 2 – “Amigos Ausentes”

Este é o capítulo que narra o enterro do Comediante, morto na edição anterior. Novamente um show de narrativa. Enquanto o comediante é enterrado, o passado é desenterrado por aqueles que conviveram com o politicamente incorreto Eddie Blake. Sally Júpiter, que está numa casa de repouso para idosos na Califórnia, recebe a visita de sua filha Laurie. Olhando algumas fotos e objetos antigos ela relembra o momento no qual foi agredida e quase violentada pelo Comediante em 1940.

No enterro Adrian Veidt, o Ozymandias, relembra sua participação numa reunião de super-heróis totalmente ridicularizada pelo Comediante. Jon Osterman, o Dr. Manhattan, lembra do assassinato cometido por Eddie Blake durante sua passagem na Guerra do Vietnã. Por fim, Daniel Dreinberg, se recorda dos confrontos com a população, durante a greve de policiais na década de 70. Todos têm alguma lembrança do Comediante e nenhuma delas é boa. Porém, todos têm certeza de que sua visão aparentemente distorcida do mundo pode ser a visão correta.

Para finalizar os flashback’s, Rorschach invade a casa de um antigo vilão chamado Moloch, o qual recebeu a visita do Comediante uma semana antes de sua morte. Para Moloch, o Comediante parecia dizer coisas sem sentido e frases desconexas e aí reside o grande charme desta obra. O antagonismo de algumas situações e a sua perfeita conexão.

È recorrente durante a leitura da HQ, nos depararmos com diversas cenas, que diferem do texto inserido nos recordatórios e balões. Quando Sally Júpiter pergunta para a filha se está fazendo sol em Nova York, ela responde que sim, porém o desenho mostra uma chuva torrencial durante o enterro.

O Comediante é amoral, irresponsável, corrupto e mal, porém é o único além do Dr. Manhattan, que enxerga o que pode ocorrer no futuro e isso sem ter superpoderes.

No final deste capítulo, mais um trecho do fictício livro auto-biográfico de Hollis Mason, o primeiro Coruja, contando como foram suas primeiras atuações como super-herói e os encontros com outros heróis, que não eram assim tão maravilhosos como pareciam.

Trecho marcante desta edição: O Comediante incendeia um mapa de combate ao crime feito pelo Capitão Metrópolis durante a tentativa de reunir os novos heróis na década de 70 e dispara: “Acham mesmo que isso tem importância? Acham que resolve alguma coisa? Resolve porra nenhuma. Vou mostrar porque não resolve. Não resolve porque, dentro de trinta anos, vai ter ogiva nuclear voando feito marimbondo e então o Ozzy aqui vai ser o cara mais esperto das cinzas. Agora, com licença. Tenho mais o que fazer.”

Fonte: Watchmen Edição Definitiva - Editora Panini Comics.
Imagens: Google.

Nenhum comentário: